quarta-feira, 28 de julho de 2010

Hmm...Direito ou Biologia? Já sei! Vou fazer Sistemas!

Pois é, não é piada não. Quer dizer...é e não é. Seria uma piada verdadeira, baseada em fatos, pelo menos foi o que comprovei esses dias. As pessoas estão entrando em cursos superiores sem ter a menor idéia do que vão encontrar lá e/ou aprender. Olha, até onde sei, isso não é algo "simples", não é uma decisão qualquer que simplesmente é tomada, é o que talvez você faça o resto da vida. Então, seria bom ter alguma "noção" e conhecimento sobre isso.

Fico imaginando o que essa pessoa sabe sobre a demanda do mercado de trabalho sobre a determinada "profissão" em que, supostamente, o curso vai direcionar, se ela não sabe nem o básico desse curso em questão. Ou sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer nesse mesmo mercado de trabalho, caso haja uma nova tecnologia ou idéia, no decorrer dos anos em que a pessoas estiver cursando.

O resultado disso é a desistência de boa parte dos alunos, logo nos primeiros semestres. E isso é prejudicial não só para essas pessoas que desistem, mas também para quem prossegue no curso. Visto que o método de ensino utilizado é o de demanda, ou seja, além de os professores seguirem a grade curricular, também têm de caminhar de acordo com o que a turma sabe. Se a pessoa entra sem ter um pré conhecimento, acaba por atrasar o andamento do estudo.

Lembrando que não tenho nada contra quem quer fazer algo novo, estudar áreas totalmente diferentes do que ela está acostumada, porém, geralmente esse tipo de pessoa, já possui outros cursos e sabe muito bem que deve-se informar antes de tentar um vestibular ou fazer as contas para conseguir pagar uma faculdade privada. Só acredito que teríamos melhores profissionais se houvesse maior interesse na busca de informações sobre a formação acadêmica, não só no começo mas em todo o percurso.

Antes de pensar em entrar em um ensino superior, pesquise sobre o curso, pergunte, informe-se melhor sobre tudo que aquele curso envolve. Veja a grade curricular veja se é compatível com a área que tiver interesse. Hoje em dia é fácil ter acesso a esse tipo de informação, até por que, geralmente essas informações estão disponíveis pelas instituições de ensino.

Claro que não é raiz do problema, isso deveria ser ensinado desde cedo pelos pais, nas escolas ou nos meios de comunicação, que costumam colocar o entretenimento em primeiro lugar, ao invés de programas educacionais... mas essas são outras discussões.(sim, é uma frase de praxe nos meus post's ;P).

Nenhum comentário: